CW2.1
Como funciona o sistema educacional brasileiro?
O que é Democracia? É o poder do povo sobre qualquer organização.
O que é gestão? Administrar/organizar algo, normalmente uma instituição.
O que é democracia escolar? Todos precisam participar da gestão da escola, aluno, professores, pais. A gestão democrática é sobre a participação pedagógica, administrativa e familiar nos projetos pedagógicos e políticos dentro da escola.
Como implementar uma gestão democrática numa escola? O diretor tem que estar envolvido no cotidiano da escola, uma equipe confiável para ser o braço direito do diretor, ter um planejamento de como organizar a escola, organizar como vai funcionar o ano letivo, envolver todos nos planejamentos da escola.
Leitura: http://andandocomapedagogia.blogspot.com/2013/06/gestao-democratica_4.html
Título: Gestão Democrática
Leitura: https://www.scielo.br/pdf/pp/v23n2/a03v23n2
Título: A Gestão Democrática da Educação em tempos de parceria entre o público e o privado.
Leitura: https://www.scielo.br/pdf/es/v20n69/a08v2069.pdf
Título: A dialética entre a concepção e a prática da gestão democrática no âmbito da educação básica no Brasil
Leitura: https://www.scielo.br/pdf/ep/v37n1/v37n1a11.pdf
Título: Trabalho docente e desenvolvimento das atividades simbólicas: considerações para o ensino fundamental de nove anos
Os artigos 2º e 3º da LDB representa perfeitamente o que significa uma educação democrática. E as política públicas educacionais servem para orientar o funcionamento de uma educação igualitária para todos, e na escola os alunos não devem aprender somente ciência, mas também sobre a sociedade e cultura do país.
CW2.2
O que é trabalho? Trabalho é tudo aquilo que o ser humano faz como forma de manutenção da sua existência.
O que são práticas sociais? Práticas sociais é tudo aquilo que o ser humano faz na sua existência, ou seja, estudar é um prática social.
Parâmetros Curriculares da Educação Básica (PCNs): São documentos elaborados pelo MEC que devem ser usados como orientadores para um ensino de qualidade. Não são leis, são apenas referências, não são obrigatórios, mas servem para guiar. São organizados em ciclos e não em séries. Temas transversais: ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde e orientação sexual. Interdisciplinaridade.
Os PCNs são sustentados legalmente pelo art 9º da LDB "A União incumbir-se-á de: elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios; prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva; estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;" O Estado/a União, deve criar diretrizes para orientar o funcionamento da Educação Básica como forma de melhorar o ensino e garantir qualidade em seu sentido amplo.
Base Nacional Comum: Língua Portuguesa; Matemática; Conhecimento do mundo físico, natural; Realidade social e política; Cultura afro-brasileira e indígena; Arte; Educação física; Educação religiosa;
Ensino Fundamental: Desenvolvimento da capacidade de aprender; foco na alfabetização; compreensão do ambiente natural e social;
Ensino médio: aprofundamento dos conhecimentos; preparação para a cidadania e para o trabalho; compreensão dos fundamentos científicos.
Modalidades específicas da educação básica; EJA; educação especial; educação tecnológica; educação indígena; EAD; educação quilombola; educação rural/no campo.
Parâmetros Curriculares
Leitura: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a03v1133.pdf
Título: Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar
Leitura: https://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a06n115.pdf
Título: Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes
CW2.3
Qual o papel da avaliação na aprendizagem? A avaliação tem a função de entender se algo está funcionando, e se não está, tem a função de redefinir a nova forma de aprendizagem. O professor precisa se autoavaliar.
Livros: Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudança; Avaliação do Rendimento Escolar; Avaliação Escolar em busca da sua compreensão; Avaliação da Aprendizagem Escolar; Avaliar a Avaliação; Avaliação Escolar: com a palavra o aluno; Educação Em Tempo de Mudança; Os Ciclos de Aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar; Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias; Virando a escola do avesso por meio da avaliação; Planejamento e avaliação: subsídios para a ação docente; Conselhos de classe e avaliação; Desnudando a escola; Ciclos de aprendizagem e avaliação de alunos: o que a pratica escolar nos revela; Caminhos do ensino; Filhos brilhantes alunos fascinantes; Avaliação da aprendizagem escolar; Inclusão e avaliação na escola; Ensino: como encantar o aluno e vencer a concorrência; Avaliação da aprendizagem; Avaliação, novos tempos novas prática; Os pilares da metadisciplinaridade para a educação e a avaliação; Avaliação sua influência no processo ensino-aprendizagem; Insucesso escolar; Podemos lutar contra o insucesso escolar?; Dificuldades de aprendizagem; Fracasso escolar uma perspectiva multicultural; A lógica do fracasso escolar psicanálise e educação; Interação professor-aluno e fracasso escolar: alguma relação?; Avaliação escolar, da teoria à prática; Fracasso escolar um olhar psicopedagógico; Construindo caminhos para o sucesso escolar; Do fracasso escolar ao sucesso na aprendizagem: proposições psicopedagógicas; Pais brilhantes professores fascinantes;
Leitura: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a10.pdf
Título: A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano
Avaliações determinadas pelo MEC: SAEB e Prova Brasil. Os objetivos e mostrar e divulgar a qualidade de ensino de um determinado local. É através dos resultados dessas provas que as políticas públicas são avaliadas para melhor atender o projeto educacional a fim de melhor o ensino. A avaliação está assegurada no inciso VI do Art. 9º da LDB.
CW2.4
Avaliação --> Planejamento --> Organização do Currículo --> Avaliação
Valorização profissional: importância atribuída à alguém pelo seu valor profissional
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