segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Políticas Públicas da Educação Básica CW2

 CW2.1

Como funciona o sistema educacional brasileiro? 

O que é Democracia? É o poder do povo sobre qualquer organização.

O que é gestão? Administrar/organizar algo, normalmente uma instituição.

O que é democracia escolar? Todos precisam participar da gestão da escola, aluno, professores, pais. A gestão democrática é sobre a participação pedagógica, administrativa e familiar nos projetos pedagógicos e políticos dentro da escola.

Como implementar uma gestão democrática numa escola? O diretor tem que estar envolvido no cotidiano da escola, uma equipe confiável para ser o braço direito do diretor, ter um planejamento de como organizar a escola, organizar como vai funcionar o ano letivo, envolver todos nos planejamentos da escola.

Leitura: http://andandocomapedagogia.blogspot.com/2013/06/gestao-democratica_4.html

Título: Gestão Democrática

Leitura: https://www.scielo.br/pdf/pp/v23n2/a03v23n2

Título: A Gestão Democrática da Educação em tempos de parceria entre o público e o privado.

Leitura: https://www.scielo.br/pdf/es/v20n69/a08v2069.pdf

Título: A dialética entre a concepção e a prática da gestão democrática no âmbito da educação básica no Brasil

Leitura: https://www.scielo.br/pdf/ep/v37n1/v37n1a11.pdf

Título: Trabalho docente e desenvolvimento das atividades simbólicas: considerações para o ensino fundamental de nove anos  

Os artigos 2º e 3º da LDB representa perfeitamente o que significa uma educação democrática. E as política públicas educacionais servem para orientar o funcionamento de uma educação igualitária para todos, e na escola os alunos não devem aprender somente ciência, mas também sobre a sociedade e cultura do país.

CW2.2

O que é trabalho? Trabalho é tudo aquilo que o ser humano faz como forma de manutenção da sua existência.

O que são práticas sociais? Práticas sociais é tudo aquilo que o ser humano faz na sua existência, ou seja, estudar é um prática social.

Parâmetros Curriculares da Educação Básica (PCNs): São documentos elaborados pelo MEC que devem ser usados como orientadores para um ensino de qualidade. Não são leis, são apenas referências, não são obrigatórios, mas servem para guiar. São organizados em ciclos e não em séries. Temas transversais: ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde e orientação sexual. Interdisciplinaridade.

Os PCNs são sustentados legalmente pelo art 9º da LDB "A União incumbir-se-á de: elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios; prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva; estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;" O Estado/a União, deve criar diretrizes para orientar o funcionamento da Educação Básica como forma de melhorar o ensino e garantir qualidade em seu sentido amplo.

Base Nacional Comum: Língua Portuguesa; Matemática; Conhecimento do mundo físico, natural; Realidade social e política; Cultura afro-brasileira e indígena; Arte; Educação física; Educação religiosa;

Ensino Fundamental: Desenvolvimento da capacidade de aprender; foco na alfabetização; compreensão do ambiente natural e social; 

Ensino médio: aprofundamento dos conhecimentos; preparação para a cidadania e para o trabalho; compreensão dos fundamentos científicos. 

Modalidades específicas da educação básica; EJA; educação especial; educação tecnológica; educação indígena; EAD; educação quilombola; educação rural/no campo.

Parâmetros Curriculares 

http://portal.mec.gov.br/pnld/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series

http://portal.mec.gov.br/pnaes/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series

http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211

http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc-etapa-ensino-medio

Leitura: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a03v1133.pdf 

Título: Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar

Leitura: https://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a06n115.pdf

Título: Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes

CW2.3

Qual o papel da avaliação na aprendizagem? A avaliação tem a função de entender se algo está funcionando, e se não está, tem a função de redefinir a nova forma de aprendizagem. O professor precisa se autoavaliar. 

Livros: Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudança; Avaliação do Rendimento Escolar; Avaliação Escolar em busca da sua compreensão; Avaliação da Aprendizagem Escolar; Avaliar a Avaliação; Avaliação Escolar: com a palavra o aluno; Educação Em Tempo de Mudança; Os Ciclos de Aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar; Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias; Virando a escola do avesso por meio da avaliação; Planejamento e avaliação: subsídios para a ação docente; Conselhos de classe e avaliação; Desnudando a escola; Ciclos de aprendizagem e avaliação de alunos: o que a pratica escolar nos revela; Caminhos do ensino; Filhos brilhantes alunos fascinantes; Avaliação da aprendizagem escolar; Inclusão e avaliação na escola; Ensino: como encantar o aluno e vencer a concorrência; Avaliação da aprendizagem; Avaliação, novos tempos novas prática; Os pilares da metadisciplinaridade para a educação e a avaliação; Avaliação sua influência no processo ensino-aprendizagem; Insucesso escolar; Podemos lutar contra o insucesso escolar?; Dificuldades de aprendizagem; Fracasso escolar uma perspectiva multicultural; A lógica do fracasso escolar psicanálise e educação; Interação professor-aluno e fracasso escolar: alguma relação?; Avaliação escolar, da teoria à prática; Fracasso escolar um olhar psicopedagógico; Construindo caminhos para o sucesso escolar; Do fracasso escolar ao sucesso na aprendizagem: proposições psicopedagógicas; Pais brilhantes professores fascinantes;  

Leitura: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a10.pdf 

Título: A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano

Avaliações determinadas pelo MEC: SAEB e Prova Brasil. Os objetivos e mostrar e divulgar a qualidade de ensino de um determinado local. É através dos resultados dessas provas que as políticas públicas são avaliadas para melhor atender o projeto educacional a fim de melhor o ensino. A avaliação está assegurada no inciso VI do Art. 9º da LDB. 

CW2.4

Avaliação --> Planejamento --> Organização do Currículo --> Avaliação

Valorização profissional: importância atribuída à alguém pelo seu valor profissional

Qual o papel do professor? O papel do professor não é ensinar, pois as coisas já estão em todos os lugares, na internet, no livros, o papel do professor é instigar a pensar, criar curiosidade - Rubem Alves.
Não se cria o hábito de leitura obrigando a ler, se cria o hábito de leitura lendo na frente dos alunos. 
O aprendido é o que fica depois que o esquecimento já fez o seu trabalho.
A melhor forma de avaliar a capacidade de pensar de uma pessoa é fazendo uma redação. 
O professor antes de ensinar qualquer coisa tem que se perguntar, para que serve isso que estou ensinando?

Título: VALORIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: QUESTÕES DESAFIADORAS PARA UM NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

TA2
A LDB é a maior política educacional.

Gestão democrática (Art. 14º): A escola tem que compreender que todo aluno tem que ter acesso as decisões da escola, e não apenas compreender mas dar esse espaço.
Conteúdos Curriculares: LDB, PCNs, BNCC, DCNs

A LDB: 
PCNs: Modelos que ajudam na criação do currículo escolar abordando sobre as áreas dos conhecimentos, as áreas transversais.
BNCC: Dar suportes para a elaboração do currículo nas escolas 
O direito à educação é efetivado na realidade? Eu acredito que o ingresso na educação básica é bem acessível o problema mesmo está na permanência do aluno. 

Sistema Nacional de Avaliação: O ensino não pode ser feito com o intuito de passar em uma avaliação e mas sim a avaliação deve existir com o intuito de medir o rendimento do ensino. O MEC é avaliador externo, ele faz uma avaliação em larga escala para medir o rendimento de uma escola, de uma região e do país. Todas as avaliação são feitas pelo INEP que está vinculado ao MEC. 
Para criar uma avaliação é necessário um planejamento para que a avaliação tenha um caráter de melhoria, e não de classificar quem sabe e quem não sabe.
Avaliações: semanas pedagógicas, redações, criação de jornais...
Valorização dos professores: Os professores tem o direito de ter formação continuada PARFOR

Extensão da TA2

Quais os conceitos que fundamentam as Leis de Diretrizes e Bases? Que todo cidadão tem o direito de ter acesso ao ensino básico. A carga horária mínima de aula. Os aspectos curriculares do ensino básico. A obrigação do Estado em suas divisões perante ao ensino básico. Defende uma democracia escolar.
Qual o impacto da LDB no trabalho escolar e na concretização da democratização na gestão escolar? A LDB assegura o ensino básico a todos, e defende uma democracia escolar, onde todos devem fazer parte dos planejamentos e projetos da escola. 
Qual a finalidade da LDB?
Estabelecer um ensino de qualidade e igualitários para todos e garantir que todos possam exercer sua cidadania.

Na LDB está presente o modelo de todo e qualquer plano ou programa para ser desenvolvido no âmbito educacional.

Qual o papel da escola quanto espaço democrático? Ensinar o conhecimento científico e permitir o ensino sem restrições.

Documentos importantes para a implementação da educação dentro de sala de aula: LDB/96, PCNs, DCNs e BNCC
A BNCC tem a função de orientar a construção pedagógica curricular da escola.

Avaliação como forma de medir o rendimento escolar: Prova Brasil, SAEB, ENEM e Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior)
Leitura: LDB, PCN, DCNs e BNCC

Título: DIREITO À EDUCAÇÃO: DIREITO À IGUALDADE, DIREITO À DIFERENÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário